A ZAGO Engenharia constroi, fornece e monta estruturas metálicas para galpões industriais, comérciais e armazéns.
1. Sem Ponte Rolante
Os galpões sem ponte rolante são os mais simples e rápidos, normalmente empregados desde pequenas coberturas para instalações comerciais até ginásios poliesportivos de grandes vãos.
A carga predominante é o vento, porque, normalmente, são utilizadas telhas metálicas de pouco peso e exigem poucas instalações. As tipologias abaixo e suas variações são as mais utilizadas para pórticos com perfis laminados.
1.1. Pórtico Simples de Alma Cheia Uma estrutura simples e simétrica com cobertura inclinada que tem vão livre de 15m a 45m e altura de 5m a 12m.
A inclinação da cobertura fica entre 5° e 20° e o espaçamento entre os pórticos entre 6m e 12m. É comum a utilização de mísulas nas ligações das vigas com as colunas e na cumieira.
1.2. Pórtico Simples com Viga Castelada ou Celular
A mesma estrutura do pórtico simples, mas utilizando para as vigas inclinadas os perfis laminados formando vigas casteladas ou celulares.
Como os perfis podem aumentar a altura em aproximadamente 50%, sem aumentar a massa linear, consegue-se vencer vãos maiores, de até 60m.
1.3. Pórtico com Tirantes Com a colocação de tirantes, consegue-se reduzir os deslocamentos horizontais e os momentos nas colunas.
São indicados para inclinações maiores que 15°.
Observar, que para algumas atividades os tirantes podem ser um obstáculo indesejável.
1.4. Pórtico com Escora Central
Para grandes vãos (maiores que 30m), e sem a necessidade de vão livre, o pórtico com escora central, pode reduzir as vigas, gerando uma estrutura mais econômica.
1.5. Pórtico com Cobertura em Poligonal
O pórtico com cobertura em poligonal pode ser usado para grandes vãos onde a altura total do galpão deve ser reduzida.
A utilização de tirantes horizontais pode tornar a solução mais econômica.
1.6. Pórtico com Cobertura em Arco
Os pórticos com cobertura em arco, são utilizados principalmente em função de necessidades arquitetônicas. A vigas laminadas são curvadas por calandragem a frio. Para vãos grandes serão necessárias ligações nas vigas, que devem ser cuidadosamente detalhadas.
2. Com Ponte Rolante
Os galpões com ponte rolante são mais complexos porque exigem apoio para o caminho de rolamento das pontes rolantes, normalmente empregados para instalações industriais pequenas ou grandes. Quase todas as tipologias empregadas nos galpões sem ponte rolante podem ser usadas também para os galpões com ponte rolante.
A carga predominante agora é a da ponte rolante, introduzindo esforços verticais, horizontais e impactos que devem ser resistidos pelos pórticos, mantendo sempre as deformações máximas dentro dos limites para a operação da ponte. As tipologias abaixo são as mais utilizadas para as colunas dos pórticos com perfis laminados ou soldados.
2.1 Pórtico com console
Para galpões com pontes rolantes leves, operadas com controles pendentes, as vigas de rolamento podem se apoiar em consoles soldados nas colunas de seção única, respeitando os afastamentos mínimos exigidos para a movimentação da ponte.
2.2 Pórtico com coluna escalonada
Para galpões com pontes rolantes médias ou com caminho de rolamento de maior altura, será necessário utilizar perfis diferentes para os segmentos abaixo e acima do apoio das vigas de rolamento para obter um conjunto econômico, respeitando as folgas necessárias para a movimentação da ponte rolante.